Nas mentorias que eu desenvolvo tenho visto muito como as pessoas estão inseguras, avessas ao risco, acomodadas, pela falta de postura ativa em suas carreiras.
Você já fez uma análise se seu perfil de atuação em relação à sua carreira é o mesmo que rege todos os demais temas da sua vida?
Sua carreira é um tema que você administra diretamente como faz com todos os outros assuntos ou você espera que a empresa, seu gestor ou gestora olhem a respeito por você?
Esse formato passivo de esperar para ver no que vai dar não ajuda a você progredir na sua carreira.
É fundamental você assumir o controle de como vai ser sua carreira. E aqui eu vou te dar algumas dicas de como fazer isso.
1º – olhe seu currículo e seja orgulhoso(a) do que fez até agora. Você já tem um caminho percorrido, seja qual for. Se você ainda não entrou no mercado de trabalho, olhe para sua situação acadêmica, que é a base que vai te levar ao mercado de trabalho. Você está orgulhoso até aqui pelo caminho que está construindo?
2º – Começamos olhando para o passado para vermos o que temos de base para seguir a partir daqui. Então se você olha e não acha que fez um caminho acadêmico interessante, há espaço para fazer mais. Seu primeiro ponto de análise será o que mais de conhecimento você consegue adquirir agora, de que maneira, com que tempo e dinheiro. Caso não seja agora, quando seria? Escreve o que pretende fazer e quando pretende implementar isso. Escreva! É fundamental que você formalize consigo mesmo(a) esse compromisso.
3º – Depois de olhar sua base, vamos olhar suas experiências. O que te faltou para seguir além? Faça uma análise verdadeira, honesta consigo mesmo(a), de quais habilidades te faltaram nessas últimas experiências que teve. Como adquirir/melhorar o que você não tinha tão bem estabelecido? Trace um plano, escreva novamente! Como você consegue adquirir tais habilidades que imagina terem sido dificultadores para o seu processo de crescimento?
4º – Por fim, pesquise que próxima função você quer ter. Pesquise no Linkedin funções similares e veja o que é requerido para estar nelas. O que te falta naquela lista? Como você pode conseguir aqueles conhecimentos, técnicas, etc?
Não se deixe acomodar onde você está. Certamente você gostaria de fazer coisas diferentes e, no mínimo, de ganhar mais.
O conceito de SORTE é o alinhamento de ESTAR PREPARADO com a OPORTUNIDADE. Se você se preparou e apareceu a oportunidade, olha a sorte aí!
Faça sua parte! Crie compromissos de desenvolvimento consigo mesmo(a). Escreva-os, coloque datas e persiga para alcança-los.
Se você não fizer nada hoje, amanhã seu dia será exatamente igual. Só você pode ativamente fazer seu amanhã diferente.
Não espere de maneira passiva que o mundo te escolha! Você é quem escolhe!